Signos do Zodíaco



Quando se diz que uma pessoa pertence a um determinado signo do Zodíaco é porque no momento do seu nascimento o Sol se encontrava posicionado num dado grau desse mesmo signo. Deste modo, os significados que habitualmente lemos acerca dos doze signos referem-se apenas ao posicionamento do Sol e não informam, de modo algum, sobre o carácter da pessoa como um todo. Para além do Sol, existem outros factores num horóscopo pessoal cuja influência contribua para matizar os significados do signo a que a pessoa pertence. Só compreendendo a interligação entre todos esses factores é que podemos extrair a síntese do que poderá ser o quadro de vida de um ser humano, ao qual poderá ainda responder de um ou outro modo. O texto que se segue informa, embora de uma forma bastante resumida, as tendências básicas de cada signo.


Carneiro:
signo cardeal e de fogo, é o primeiro do Zodíaco e simboliza todos os começos. Os que nasceram sob a sua influência são detentores de muita energia, entusiasmo e coragem. Com espírito competitivo, há o gosto de estar em primeiro lugar em todas as situações. Porém, a impulsividade e agressividade são características que geram alguns problemas resultantes da dificuldade de ouvir os outros. Nessa atitude, tornam-se por vezes precipitados e reflectir antes de agir é uma tarefa difícil, mas evitaria alguns conflitos. É regido pelo planeta Marte.

Touro:
as pessoas deste signo são dotadas de senso prático e com uma forma de fazer as coisas muito a seu modo. Pela fixidez característica da energia do signo, quando decidem que algo tem de seguir determinado curso torna-se difícil alterar seja o que for. Associado ao elemento terra, Touro tem a força e determinação para concretizar. As pessoas deste signo apreciam tudo o que está relacionado com a beleza e têm uma especial sensibilidade ao toque. Têm também uma grande necessidade de segurança emocional e material. Na área dos relacionamentos as suas opções viram-se mais para o desejo de um parceiro que corresponda aos seus ideais. É regido pelo planeta Vénus.

Gêmeos:
a energia deste signo confere uma natureza virada para a curiosidade intelectual. Signo mútavel, do elemento ar, reage de acordo com o momento e procura adaptar-se às circunstâncias acabando por se tornar deprimido se o não consegue. A necessidade de mudança é uma constante, pois esta acaba por se tornar em instabilidade. A famosa dualidade de Gémeos resulta da tendência de se interessar por um pouco de tudo. Porém, não consegue apegar-se a nada. O propósito desta natureza despersiva é encontrar a unidade na diversidade. É regido pelo planeta Mercúrio.

Caranguejo: de grande sensibilidade, tem necessidade de intimidade em segurança e longe dos confrontos do mundo exterior. Signo cardeal, do elemento água, a sua complexidade leva-o a mostrar-se umas vezes forte e poderoso, enquanto que outras de uma grande fragilidade. Com a Lua como planeta regente, este signo tem a tendência para uma grande imaginação e emotividade em que esta última depende das sucessivas variações de humor. Como defesa pessoal, as pessoas deste signo são capazes de entrar numa atitude de resistência passiva que as torna inamovíveis pela força.

Leão: os nascidos sob a influência deste signo fixo de fogo têm a força, lealdade, generosidade e nobreza de carácter próprios de um verdadeiro leão. Tendo o Sol como seu regente, as qualidades solares ligadas à fonte de inspiração e vontade de criar, são expressas pelos leoninos mais desenvolvidos ineriormente. Quando a personalidade é bem dirigida e desinteressada, o seu amor deixa transparecer uma intensidade de luz que banha tudo e todos em seu redor sem descriminação. Porém, como vivemos num mundo de opostos, a natureza menos digna de leão pode expressar-se pela preguiça e em achar que tudo lhe vem parar às mãos pelo simples facto de que existe.

Virgem: signo mutável de terra é o símbolo do intelecto por excelência. Dotados de um modo de pensar claro, lógico e sentido prático, os virginianos têm consciência das múltiplas faces de um problema. Porém, se se deixarem envolver na teia dos detalhes perdem a noção da ideia original, o que os priva da escolha da melhor solução. São prestáveis, eficientes, organizados e buscam a sua identidade através da ajuda aos menos favorecidos. As suas preocupações, por vezes obsessivas, com as dietas e a saúde, coloca-os mais do lado dos terapeutas do que de pacientes. Daí se dizer que Virgem é o signo do serviço. É também regido pelo planeta Mercúrio.

Balança: de grande simpatia e sociabilidade, esforçam-se sempre por agradar. Mas, como se torna impossível agradar a todos, por vezes geram-se algumas dificuldades. Signo cardeal de ar e também regido por Vénus, sendo o ponto médio do zodíaco, Balança está sempre na busca do equilíbrio entre o ideal e o real. Criar harmonia na resolução de conflitos é uma das suas necessidades prementes. Tradicionalmente diz-se que é o casamenteiro do zodíaco. Amante das artes e com um inato sentido de justiça e imparcialidade, faz deste signo um excelente diplomata. No entanto, se a insegurança se instala, resulta na incapacidade de tomar decisões e perda de sentido de cooperação. 

Escorpião: signo fixo de água, é o mais controverso. Nele está contida a capacidade de destruir e recriar. O seu magnetismo pessoal e força de vontade torna-o um ser determinado, corajoso, tenaz, decidido, intuitivo e perspicaz. Gosta de penetrar no âmago das coisas. Reservado e cauteloso, vive na busca da fusão emocional com o outro, que o conduz por vezes a estados de possessividade e ciúme. É o signo do desejo, do sexo, da morte e da regeneração. Entenda-se aqui, "morte", por desvanecimento do velho, para dar lugar ao novo em termos de crescimento interior. A ele se associa o mito da "Fénix". No ser mais evoluído pode ser o curador, o metafísico ou o ocultista. É regido pelo planeta Plutão. 

Sagitário: aventureiro e explorador, gosta de viajar, não parando de pesquisar. Lança-se numa busca incessante motivada pelo desejo de fazer parte de um todo maior. De Carneiro a Virgem é o desenvolvimento pessoal que está em jogo. Em Sagitário, o ser humano está já envolvido em assuntos do colectivo. Os nascidos sob sua influência buscam o significado de uma ordem universal e a sua aplicação aos seres humanos em geral. Daí a sua instabilidade e necessidade de não se comprometer com algum objectivo específico. Ele pode ser o extrovertido, o optimista, o filósofo, o escritor, assim como o extravagante e desonesto, ou o ditador. Signo mutável de fogo, a sua criatividade manifesta-se de forma expansiva. É regido pelo planeta Júpiter.

Capricórnio: a tendência estabilizadora e prática do elemento terra faz deste signo o construtor ou o arquitecto do Zodíaco. Trabalhador incansável, é meticuloso, concentrado, pensa com exactidão e tem um apurado sentido do dever. Ambicioso por poder e autoridade, o signo cardeal de Capricórnio emprega todos os esforços de modo a alcançar o sucesso e uma posição na sociedade. Sente necessidade de cuidar dos outros, mas a oferta da sua generosidade costuma ter por permeio o benefício de ambas as partes. Quando se expressa de forma negativa tem tendência para a depressão, só vê o lado negro da vida, mergulhando num abismo do qual não encontra modo de sair. É regido pelo planeta Saturno. 

Aquário: em sua essência, representa o crescimento interior que se ultrapassa nos seus esquemas instituídos, assim como tudo o que tem a ver com reformas sociais ou técnicas inventivas. Os que nasceram sob sua influência são defensores acérrimos dos direitos humanos, interessando-se por causas humanitárias libertando-as de situações opressoras. Sentem um forte ideal no sentido de verem riquezas e bens serem distribuidos de forma igualitária. Tolerante e despreocupado, é atraído pela novidade e gosta de relacionamentos incomuns. A tolerância e o respeito pelas crenças dos outros fazem-no ter esperança por um mundo melhor. Há também o lado revolucionário e excêntrico associado à boémia sem finalidade na vida. Signo fixo de ar, é regido pelo planeta Úrano. 

Peixes: o elemento água, mutável, caracteriza-o pela sua forma multifacetada e uma natureza impressionável tornando-a altamente complexa. O símbolo do signo é representado por dois peixes que nadam em direcções contrárias. Um dos peixes representa as limitações e a mortalidade, enquanto que o outro representa a alma e o mundo do Reino Astral. Nesta dualidade, os mais evoluídos manifestam-se pelo sacrifício de si mesmos e receptividade à dor do próximo, enquanto que outros se perdem na indecisão, tornando-se demasiado susceptíveis, instáveis e por vezes escravos de vícios como manifestação de fuga às obrigações terrenas, que de resto consideram demasiado superficiais. Mas sob o signo de peixes pode também existir o pacifista ou o artista. É regido pelo planeta Neptuno.