quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Equinócio da primavera


Façam um favor a vós mesmos e olhem para a Natureza que tudo vos proporciona. Nas consultas dos meses de Janeiro e Fevereiro é muito comum que se pergunte pelo novo ano que há tão pouco tempo começou. Todos nós queremos pôr em prática as recentes ou revigoradas resoluções e queremos acima de tudo dar um "chega para lá" no ano velho.

Problema que se tem vindo a notar em cada vez mais consultas: o ano velho ainda não acabou e a vida exige um compasso de espera que se estende até à primavera. Muitos não entendem, maior parte não aceita. Compreendam por favor que antes do tempo do mundo actual existia o tempo da Natureza e de facto esta tem razão: o ano só começa a 21 de Março, quando a vida descongela e germina para uma nova vida. É tão simples... Nós é que complicámos a coisa!

Se puderem não tomem grandes decisões e se conseguirem não se revoltem por acharem que a vida ainda não está a andar para a frente. Aguardem a chegada da primavera para iniciar novos projectos pois, no final, ainda estamos a queimar os últimos "cartuchos" do ano velho...

Venha o Equinócio, este ano a 20 de Março, às 11:02h, para vos poder desejar finalmente um Feliz Ano Novo!

Descarrego para crianças


É tão bom ouvir com atenção os mestres que esta vida nos coloca no caminho e que tanto sabem a mais que nós por já terem vivido tanto e tão intensamente. Aqui partilho um ritual simples de descarrego para crianças que se apresentem muito inquietas, que dormam mal ou que simplesmente pareçam mudar rapidamente de humores sem razão. 

Os banhos de descarrego com sal que normalmente se recomendam aos adultos são demasiado "fortes" e neutralizam em demasia; por isso devem ser substituídos por banhos de algas. Por estas terem vivido no mar assumem o mesmo poder do sal mas sem afastarem os anjos da criança. Podem comprar numa ervanária ou simplesmente apanhá-las na praia. Devem ser fervidas durante dez minutos e coadas. Depois de morna, a água castanha resultante deve ser despejada na cabeça da criança, apanhando todo o corpo. Se juntar às algas uns raminhos de alfazema vai potenciar o banho e a criança dormirá melhor logo nessa noite. 

Este procedimento é uma espécie de último recurso pois os anjos da guarda ocupam-se da segurança da criança e pode confiar neles. Só deve recorrer ao banho se tiver certeza de que alguém "mexeu" com a criança. 

Bons sonhos!

Odoyá Yemanjá

Minha Mãe, este é o meu agradecimento por finalmente te ter encontrado embora te soubesse minha há tantos anos... Para mim, a mais bela das orações ditas em teu nome.

Doce, meiga e querida Mãe Yemanjá!
Vós permitistes que no meio da vossa morada se formassem as primitivas formas de vida
Que foram o berço de toda a criação, de toda a natureza e de toda a humanidade,
Aceitai as nossas preces de reconhecimento e amor. Visão divina e celestial,
Que os lampejos que emanam do vosso diáfano manto de estrelas venham
Como benéficas vibrações espirituais, aliviar os nossos males,
Curar os doentes, apaziguar os nossos irmãos irados e consolar os corações aflitos.
Que as flores e as oferendas que depositamos no vosso tapete sagrado, sejam por vós aceites
E quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las, sejam as ondas do mar portadoras de vossos fluídos divinos.
Fazei, Senhora Rainha das Águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada
Nos traga a presença de Oxalá e limpe os nossos corações de todas as maldades e mal querência. 
Que os nossos corpos, tocados pelas vossas águas sagradas, se libertem em cada onda que passa, 
De todos os males materiais e espirituais.


Que a primeira onda a tocar-nos afaste das nossas mentes todos os eventuais desejos de vingança.

Que a segunda onda lave os nossos corações e o nosso espírito, para que não nos atinjam as infâmias e a mal querência dos nossos inimigos.

Que a terceira onda afaste a vaidade dos nossos corações.

Que a quarta onda lave o nosso corpo de todos os males e doenças físicas para que, sadios, possamos prosseguir.

Que a quinta onda afaste da nossa mente a ganância e a cobiça.

Que a sexta onda venha carregada de flores e que o nosso maior desejo, seja cultivar o amor fraternal entre todos os teus filhos,

E que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo e de alma, possamos ver, ainda que por alguns segundos, o esplendor da vossa grandiosa imagem.

Que assim seja!